Conta de Cerveira
Descrição
🟡 Conta de Cerveira – Joia Municipal
Reprodução da Conta Suevo-Visigótica, século VI
SĂmbolo de estatuto social e de identidade cultural de Vila Nova de Cerveira, a Conta de Cerveira Ă© uma peça arqueolĂłgica de grande valor histĂłrico e simbĂłlico.
A joia original, descoberta em 1985 pelo arqueólogo Carlos A. Brochado de Almeida no Aro Arqueológico de Lovelhe (Vila Nova de Cerveira), pertence ao espólio municipal. Apresenta 3 cm de comprimento por 1,5 cm de largura, com forma bitroncocónica, e é decorada com fio de ouro de 1 mm de espessura batido sobre uma matriz, formando diversos padrões em forma de “S”.
A peça original pesa 8,5 gramas, sendo composta por 95% de ouro e o restante em prata e ferro.
As Contas de Cerveira sĂŁo consideradas as mais prĂłximas, em forma e execução, de apenas duas outras peças conhecidas na PenĂnsula IbĂ©rica: uma proveniente de Daganzo de Arribas (Madrid), exposta no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol, e outra proveniente de Torre Dondimem (Jean), conservada no Museu ArqueolĂłgico de Barcelona — ambas datadas do sĂ©culo VI.
Esta rĂ©plica representa nĂŁo apenas uma joia de exceção, mas tambĂ©m um sĂmbolo do patrimĂłnio e identidade de Cerveira — uma ligação entre o passado suevo-visigĂłtico e o presente artĂstico da “Vila das Artes”.